quarta-feira, 25 de abril de 2012

Fazer implante dentário com iPad


implante dentario com iPad
Algumas semanas atrás fiquei bastante surpreendido ao ver o uso que um colega ortodontista faz do seu iPad, ao ponto de ficar pensando com os botões do meu jaleco que o brinquedo da Apple foi desenhado exclusivamente para quem faz ortodontia. Mas fui visitar o blog de um colega grego e vi uma propaganda que me chamou a atenção, do iCHIROPRO Bien-Air. Vejam o vídeo:
Pois é, implantes dentários com iPad! Pena que o aparelho ainda não faça radiografias panorâmicas.
:-D

Valorização da Odontologia


Um dos assuntos mais importantes na Odontologia, é a valorização do profissional dentista.
Porque muitos pacientes já nao conseguem ver o dentista como um profissional bem remunerado como antigamente.
Muitos passam a ver o dentista como um simples profissional que “arruma dentes”.
O que fazer para recuperar esse tempo perdido? Para recuperar essa reputação?
O que fazer para que o dentista não tenha vergonha de sua profissão no futuro?
Temos que mudar desde já. O agora é agora.
Junte-se a essa corrente e diferencie-se dos demais.
Alguns conselhos pessoais:
Veja mais em:
© 2012, basiliobernal. All rights reserved.

Hanako 2, uma paciente robótica para que dentistas possam praticar suas habilidades


Robôs já existem por muito tempo e eles surgiram por causa da necessidade que a sociedade tinha de ser ajudada em determinadas áreas. Como a área da saúde é e sempre foi muito importante, resolveram criar um robô para ajudar os dentistas, a Hanako 2.
Esse robô simula um paciente na vida real para fazer com que dentistas ou estudantes de odontologia possam praticar suas habilidades sem ter a necessidade de interagir com um ser humano. É óbvio que ele não possui uma mecânica idêntica ao do ser humano, mas o seu propósito é excelente e com certeza vai ajudar muitos estudantes.
Hanako 2 (Foto: Divulgação)Hanako 2 (Foto: Divulgação)
Dentro de alguns limites, a Hanako 2 se comporta como um paciente humano em vários aspectos. Por exemplo, ele cansa se ficar muito tempo com a boca aberta e ainda por cima espirra e pisca. A Hanako 2 ainda pode armazenar e analisar o desempenho de cada aluno e dar o feedback no final. Além de tudo isso, o robô também tem reconhecimento de voz, para que seja possível simular uma conversa com o dentista.
Esse projeto foi inicialmente desenvolvido por estudantes da Universidade de Showa 10 anos atrás, mas ele não era tão realista quanto o Hanako 2. Hoje em dia a Universidade não é mais responsável pelo projeto, o atual fabricante do Hanako 2 participa do mercado de bonecos que tentam ser o mais realista possível, por isso esse robô tem a pele feita de PVC com silicone dando um toque mais realista.
Confira o vídeo abaixo para ver Hanako 2 em funcionamento:

Hanako 2 vai ser vendido ainda esse ano pela Yoshida Dental Manufacturing no Japão, mas o preço ainda não foi revelado.
Via: Ubergizmo


segunda-feira, 23 de abril de 2012

Borrachinhas De Aparelho Que Parecem Baba! Pra Que Servem???

borrachinha de aparelho 3

Tratamentos com as “borrachinhas de aparelho” ou elásticos ortodônticos são necessários em muitos dos procedimentos durante o tratamento ortodôntico. E o sucesso do tratamento nestes casos depende muito da cooperação do paciente no uso destes elásticos ao contrário do que alguns acreditam.

Vou mostrar para você as 5 maiores dúvidas dos elásticos ortodônticos ou “borrachinhas de aparelho”:

borrachinhas aparelho

1- Por que as borrachinhas de aparelho se parecem com baba de saliva?

Os elásticos são feitos de látex de borracha natural e tem a cor parda meio amarelada, por isso dão esta impressão. Porém hoje em dia estão sendo fabricados elásticos com material sintético e alguns ficam mais branquinhos ou transparentes dependendo do fabricante.

2- Meu amigo usou a borrachinha usou e disse que dói demais! É verdade?

Não. Não é verdade. As pessoas tendem a exagerar os sintomas mais para chamar a atenção. existe um certo desconforto nos primeiros dias de utilização. Geralmente, nos 2 ou 3 primeiros dias até se adaptar por completo. Se houver desconforto por muito mais tempo, você deve ir ao seu ortodontista verificar se você está usando o elástico da maneira correta.

3- Quais são os elásticos mais usados no tratamento ortodôntico?

Responsáveis por movimentar um grupo de dentes, após cirurgias buco maxilo faciais ou modificações no engrenamento da mandíbula e maxila. São as famosas borrachinhas que parecem baba!

Com o objetivo de “puxar” a maxila pouco desenvolvida, o uso do elástico é necessário para fixar a máscara facial aos dentes. A máscara facial é diferente do Arco Extra Bucal conhecido como freio de cavalo assunto já abordado no post "Aparelho Freio de Cavalo não! Arco Extra Bucal!”. Existem outros milhares de dispositivos que necessitam do elástico para ativação, mas não é objetivo do post mostrar todos, somente os mais utilizados.

borrachinhas aparelho24- Quanto tempo vou utilizar durante o tratamento?

Esta realmente é uma pergunta complicada, pois depende do problema a ser resolvido durante a movimentação do elástico. Somente seu ortodontista poderá determinar o tempo de uso. De uma coisa tenha certeza quanto mais disciplinado e cooperar com o tratamento mais rápido obterá o resultado a ser alcançado. As “borrachinha” dentro do saquinho não resolvem o problema dos seus dentes, portanto use e abuse!

5- Não existe outra alternativa além da borrachinha?

Acredite, nós ortodontistas sabemos o quanto é incômodo o uso destes elásticos. Todas as pesquisas de materiais e técnicas caminham para o maior conforto e comodidade do paciente, mas as vezes precisamos dos elásticos para resolver determinados problemas como você viu acima! ;)

Fonte:

  • Egolf RJ, BeGole EA, Upshaw HS. Factors associated with orthodontic patient compliance with intraoral elastic and headgear wear. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1990 Apr;97(4):336-48.
  • Allievi C, Arbisi A, Amalto G. Elastic traction in orthodontics and clinical implications. Minerva Ortognatod. 1990 Apr-Jun;8(2):97-101.
  • Liu CC, Wataha JC, Craig RG. The effect of repeated stretching on the force decay and compliance of vulcanized cis-polyisoprene orthodontic elastics. Dent Mater. 1993 Jan;9(1):37-40.

Borrachinha Toda Junta! Posso Colocar Doutor???

borrachinha de aparelho 4

Quando os pacienteens já estão tratando a algum tempo no consultório, é inevitável eles começarem a namorar o suporte de elásticos em cima da bancada. E a pergunta fatídica é inevitável: Doutor, quando vou colocar os elásticos mega blaster super coloridos igual aos da minha amiga?

Para responder a esta pergunta tenho que responder por partes:

Estes elásticos da foto, são os elásticos em corrente e tem função específica, isto é, nem todos os pacientes vão poder utilizá-lo. :P

borrachinha de aparelho 5

Como você pode perceber ele não é como as ligaduras elásticas, aquelas que expliquei no post “Borrachinha de Aparelho: Onde Possso Comprar?”, elas estão juntinhas como se fosse uma corrente mesmo! Estão assim unidas por um motivo muito mais do que somente o estético. Tem a função de unir dentes separados, girar dentes, fechar diastemas incisivos (famoso dente do Bob Esponja), fechar espaços de dentes perdidos, extraídos e até puxar os dentes caninos (dente de vampiro).

Portanto, se você não se encaixa em nehum destes casos, não vai ter a chance de usar um destes!

Veja um vídeo de uma simulação da função dos elásticos em corrente:

É muito importante saber que o vídeo é somente uma simulação de um modelo virtual, na verdade a velocidade de fechamento de espaços não levam os três segundos como mostrados no vídeo! :P

Fonte:

  • Loriato LB, Machado AW, Pacheco W. Considerações clínicas e biomecânicas de elásticos em Ortodontia. R Clin Ortodon Dental Press, Maringá, v. 5, n. 1 – fev./mar. 2006.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Aparelho odontológico para crianças

Ricardo Ferré
Especialidade da odontologia permite correção precoce dos dentes

Quando a criança precisa corrigir algum problema com os dentes, os odontologistas não costumam aconselhar o uso de aparelhos antes dos 11, 12 anos. É que até essa idade as raízes dos dentes não estão totalmente desenvolvidas e há risco de sofrerem alterações com a interferência de aparelhos que se fixam nos dentes. Mas aparelhos que utilizam o céu da boca e as gengivas como apoio não oferecem esse problema e podem ser usados em crianças que ainda têm dentes de leite. Essa é a vantagem da ortopedia funcional, técnica da odontologia que ganhou recentemente o título de especialidade no Conselho Federal de Odontologia.
Na ortopedia funcional os aparelhos corrigem problemas como mordida cruzada ou dentes encavalados, causados por arcada dentária ou mandíbulas fora do lugar. A técnica pode ser usada em crianças pequenas porque modifica a estrutura da boca, diferente dos aparelhos empregados na ortodontia, que modificam a posição dos dentes. "Quando a arcada é pequena e os dentes se sobrepõem, por exemplo, aumentamos essa arcada com a ajuda de aparelhos, em vez de recorrer a soluções como extrair os dentes", explica o cirurgião dentista Agnaldo Santos Bastos, especialista em ortopedia funcional.

Sem traumas
A paulista Célia Tahan descobriu a ortopedia funcional há poucos anos, quando notou que os dentes do filho Carlos Alberto estavam nascendo para fora. "Ele estava com 8 anos e parecia um coelhinho dentuço", conta Célia. Ela procurou o dentista, mas teria de esperar o garoto completar 12 anos para iniciar a correção com aparelhos. "Comentei o caso com algumas pessoas e soube da ortopedia funcional. Meu filho começou o tratamento no mesmo mês e, em menos de um ano, seus dentes estavam normais", comemora a mãe. A alternativa resolveu outro problema. Célia estava preocupada com as possíveis gozações que o filho teria de agüentar dos amigos se, com o tempo, os dentes piorassem mais. "Também fiquei muito aliviada com isso", diz.
O tratamento com a ortopedia é semelhante ao da ortodontia. Muitos profissionais associam as duas técnicas para trabalhar. Os aparelhos móveis, feitos de acrílico e metal, devem ser retirados apenas para comer e escovar os dentes. Quanto mais a criança usar, mais rápida será a correção. A cada 15 dias — ou em um período a combinar com o dentista — a criança deve ir ao consultório para fazer ajustes.

Seu filho precisa usar aparelho?
Mostre a ele que arrumar os dentes é uma questão de saúde e de boa aparência. Previne problemas que podem até resultar em cirurgias mais tarde,
e todo mundo gosta de ter um sorriso lindo.
Explique que atos simples, como mastigar, podem ficar mais complicados se a boca não estiver em ordem.
Não force a criança a usar o aparelho toda hora. O risco é ela fazer o contrário só para chamar a atenção.
Cobre do dentista atitudes para incentivar seu filho a usar o aparelho a maior parte do tempo.

Dicas de Escovação Dentária

Com a escova inclinada para a gengiva, faça de 8 a 10 movimentos da vai e vem de 1 em 1 ou 2 em 2 dentes. Em seguida faça movimentos varrendo da gengiva para a ponta do dente. Repita os movimentos sobre todos os dentes, pelo lado de dentro (lado da língua) e pelo lado de fora (lado da bochecha). Nos dentes da frente (superiores e inferiores) pelo lado de dentro (lado da língua), ponha a escova em pé, não esquecendo de fazer as cerdas da escova entrarem em contato com a gengiva.

Nas superfícies em que mastigamos os alimentos, coloque as cerdas da escova sobre elas e faça movimentos horizontais de vai-e-vem (curtos).

Escove todos os dentes superiores, partindo do último do lado direito até chegar ao último do lado esquerdo, pelo lado de fora (lado da bochecha) e pelo lado de dentro (lado da língua). Faça o mesmo sobre os dentes - na superfície que mastigamos os alimentos. Repita tudo para os dentes inferiores. O fio dental deve ser usado todos os dias para remover restos alimentares que ficam entre os dentes, que a escova não consegue alcançar, e que são os maiores causadores da cárie.

Devemos escovar os dentes pela manhã, após o café, logo após as refeições e à noite, antes de deitar. Não coma mais nada após a limpeza dos dentes. Siga o esquema abaixo:


Dicas de Escovação Dentária


Fonte: clearodontologia.com.br

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Gengiva Inflamada, Gengiva Que Sangra! Foi Culpa Do Aparelho Ortodôntico?

gengivite

Doutor, minha gengiva está inflamada e sangrando! Foi o aparelho ortodôntico que causou esse problema de gengivite?!

Vejam o relato desta leitora do blog:

“Qual foi o motivo que me levou a ter sérios problemas periondontais depois que comecei usar aparelho? Como por exemplo, gengivite, sangramento nas gengivas, fortes infecções de garganta,mau hálito e etc… Meus dentes estão cada vez mais terríveis as raízes expostas não sei se tem tratamento…

Por isso, estou com algumas dúvidas:
Vou perder esses dentes?
Existe algum tratamento?
Qual a média de preço de custo do tratamento a ser realizado em cada dente?

Por favor se não achar minhas perguntas idiotas demais, responda-me por favor, pois estou com o maior medo de gastar bastante com aparelho, sofrendo um pouquinho e depois ainda ter que perdê-los…

Se puder me responda!”

gengiva inflamada

Para alguns pacientes a higienização bucal é uma tarefa desafiadora durante o tratamento ortodôntico. No dia a dia do consultório o Ortodontista passa por algumas dificuldades como manter a motivação de alguns pacientes na manutenção da higiene bucal. Mas existe também, uma certa omissão por parte do profissional que não faz o controle periódico e preventivo da placa bacteriana. Estudos na área comprovam que todos os métodos de controle de placa bacteriana são eficazes quando existe um reforço periódico da higiene bucal. Diante deste exposto vamos as respostas:

1- Aparelho ortodôntico NÃO causa doença periodontal. O que causa doença periodontal é a presença de placa bacteriana, biofilme que pode se transformar em cálculo gengival também conhecido como o tártaro. O acúmulo desta placa se dá pela má higienização bucal inicialmente, que evolui para uma inflamação que o paciente as vezes confunde com "escovação forte" ou "fio dental que machuca". Posso afirmar que escovação dentária e fio dental NÃO causam sangramento gengival. O que causa sangramento é a presença de placa bacteriana. Primeiro a doença periodontal se apresenta como gengivite (inflamação na gengiva, sangramento, dor e inchaço). Se não tratada evolui para periodontite, onde ocorre a perda da sustentação óssea e ligamento periodontal, levando à exposição de raízes e amolecimento dos dentes. Ambas ocorrências apresentam forte odor bucal (mau hálito).

2- Sim, a doença periodontal pode levar a perdas dentárias. Quando associada ao tratamento ortodôntico pode acelerar o processo de perda óssea e ligamentos periodontais. Osso perdido não regenera mais. Na maioria das vezes é necessária a interrupção do tratamento ortodôntico para realização de tratamento periodontal. Após a liberação do periodontista (profissional que trata das gengivas) pode-se retomar ao tratamento ortodôntico.

3- O tratamento periodontal é o tratamento de indicação para estes casos. As pessoas que possuem problemas periodontais devem fazer o controle de placa de acordo com o intervalo determinado pelo dentista ou periodontista. Existem casos onde o paciente precisa fazer controle quase todos os meses.

4- Não existe tratamento periodontal individual dos dentes. O tratamento é da boca toda, pois as bactérias estão presentes na boca e não em um dente só. Se tratássemos um dente, logo surgiria o problema em outro local.

Para saber mais sobre higienização da boca com aparelho ortodôntico leia o post: Como escovar e passar o fio dental com aparelho ortodôntico?

Photo Credit:

  • Medimage

Fonte:

  • Acharya S, Goyal A, Utreja AK, Mohanty U. Effect of three different motivational techniques on oral hygiene and gingival health of patients undergoing multibracketed orthodontics. Angle Orthod. 2011 Sep;81(5):884-8. Epub 2011 May 25.
  • Mati? S, Ivanovi? M, Nikoli? P. Evaluation of a prevention programme efficiency for patients with fixed orthodontic appliances. Vojnosanit Pregl. 2011 Mar;68(3):214-9.

Cardápio Durante O Tratamento Ortodôntico: Existe Um!?

cardápio 1

O cardápio durante o tratamento ortodôntico, acaba sendo uma das principais dúvidas quando o paciente começa seu tratamento.

O que comer com aparelho ortodôntico fixo? Posso comer maçã ou morder uma barra de chocolate? E aquele churrasquinho nos finais de semana?!

Para ser mais didático, vamos dividir o cardápio do paciente em duas fases:

Durante a adaptação nos primeiros dias e no restante do tratamento.

Vamos a eles:

cardápio

  • Durante a adaptação com aparelho ortodôntico, isto é, na primeira semana, você vai evitar alimentos duros, pois seus dentes vão começar a movimentar e qualquer alimentação mais firme vai sensibilizar bastante os dentes. Portanto, estão liberadas as massas em geral, macarrão, lasanha… também o arroz, feijão, ovos, carne moída.
  • Durante o restante do tratamento ortodôntico você vai evitar aqueles alimentos que possam quebrar seu aparelho, pois você não vai mais sentir os dentes sensíveis e vai querer comer de tudo. Portanto, nada de torresmo, morder asinha de frango, chupar o osso da costela, pipoca por causa do piruá, torrone, quebra-queixo, amendoim japonês, pé de moleque, maçã do amor, etc.

Quando comer frutas como a maçã, corte em fatias, churrasquinho deve ser picado, a barra do chocolate deve ser quebrada antes. Não vá sair mordendo de tudo pois o aparelho vai quebrar e atrasar seu tratamento ortodôntico!

cardápio 2

Em nenhum momento, durante a adaptação ao aparelho ou no restante do tratamento, estão proibidos do cardápio as verduras e legumes, portanto a acelga, espinafre, saladas, abobrinha, rabanete, pimentão, broto de feijão, couve flor, etc… estão mais do que indicados antes, durante e após o seu tratamento. Esta é para os PacienTeens! ;)

Fonte: http://ortodontiaparatodos.com.br/2012/03/cardpio-durante-o-tratamento-ortodntico-existe-um.html