O cardápio durante o tratamento ortodôntico, acaba sendo uma das principais dúvidas quando o paciente começa seu tratamento.
O que comer com aparelho ortodôntico fixo? Posso comer maçã ou morder uma barra de chocolate? E aquele churrasquinho nos finais de semana?!
Para ser mais didático, vamos dividir o cardápio do paciente em duas fases:
Durante a adaptação nos primeiros dias e no restante do tratamento.
Vamos a eles:
- Durante a adaptação com aparelho ortodôntico, isto é, na primeira semana, você vai evitar alimentos duros, pois seus dentes vão começar a movimentar e qualquer alimentação mais firme vai sensibilizar bastante os dentes. Portanto, estão liberadas as massas em geral, macarrão, lasanha… também o arroz, feijão, ovos, carne moída.
- Durante o restante do tratamento ortodôntico você vai evitar aqueles alimentos que possam quebrar seu aparelho, pois você não vai mais sentir os dentes sensíveis e vai querer comer de tudo. Portanto, nada de torresmo, morder asinha de frango, chupar o osso da costela, pipoca por causa do piruá, torrone, quebra-queixo, amendoim japonês, pé de moleque, maçã do amor, etc.
Quando comer frutas como a maçã, corte em fatias, churrasquinho deve ser picado, a barra do chocolate deve ser quebrada antes. Não vá sair mordendo de tudo pois o aparelho vai quebrar e atrasar seu tratamento ortodôntico!
Em nenhum momento, durante a adaptação ao aparelho ou no restante do tratamento, estão proibidos do cardápio as verduras e legumes, portanto a acelga, espinafre, saladas, abobrinha, rabanete, pimentão, broto de feijão, couve flor, etc… estão mais do que indicados antes, durante e após o seu tratamento. Esta é para os PacienTeens!
Fonte: http://ortodontiaparatodos.com.br/2012/03/cardpio-durante-o-tratamento-ortodntico-existe-um.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário