Doutor, minha gengiva está inflamada e sangrando! Foi o aparelho ortodôntico que causou esse problema de gengivite?!
Vejam o relato desta leitora do blog:
“Qual foi o motivo que me levou a ter sérios problemas periondontais depois que comecei usar aparelho? Como por exemplo, gengivite, sangramento nas gengivas, fortes infecções de garganta,mau hálito e etc… Meus dentes estão cada vez mais terríveis as raízes expostas não sei se tem tratamento…
Por isso, estou com algumas dúvidas:
Vou perder esses dentes?
Existe algum tratamento?
Qual a média de preço de custo do tratamento a ser realizado em cada dente?
Por favor se não achar minhas perguntas idiotas demais, responda-me por favor, pois estou com o maior medo de gastar bastante com aparelho, sofrendo um pouquinho e depois ainda ter que perdê-los…
Se puder me responda!”
Para alguns pacientes a higienização bucal é uma tarefa desafiadora durante o tratamento ortodôntico. No dia a dia do consultório o Ortodontista passa por algumas dificuldades como manter a motivação de alguns pacientes na manutenção da higiene bucal. Mas existe também, uma certa omissão por parte do profissional que não faz o controle periódico e preventivo da placa bacteriana. Estudos na área comprovam que todos os métodos de controle de placa bacteriana são eficazes quando existe um reforço periódico da higiene bucal. Diante deste exposto vamos as respostas:
1- Aparelho ortodôntico NÃO causa doença periodontal. O que causa doença periodontal é a presença de placa bacteriana, biofilme que pode se transformar em cálculo gengival também conhecido como o tártaro. O acúmulo desta placa se dá pela má higienização bucal inicialmente, que evolui para uma inflamação que o paciente as vezes confunde com "escovação forte" ou "fio dental que machuca". Posso afirmar que escovação dentária e fio dental NÃO causam sangramento gengival. O que causa sangramento é a presença de placa bacteriana. Primeiro a doença periodontal se apresenta como gengivite (inflamação na gengiva, sangramento, dor e inchaço). Se não tratada evolui para periodontite, onde ocorre a perda da sustentação óssea e ligamento periodontal, levando à exposição de raízes e amolecimento dos dentes. Ambas ocorrências apresentam forte odor bucal (mau hálito).
2- Sim, a doença periodontal pode levar a perdas dentárias. Quando associada ao tratamento ortodôntico pode acelerar o processo de perda óssea e ligamentos periodontais. Osso perdido não regenera mais. Na maioria das vezes é necessária a interrupção do tratamento ortodôntico para realização de tratamento periodontal. Após a liberação do periodontista (profissional que trata das gengivas) pode-se retomar ao tratamento ortodôntico.
3- O tratamento periodontal é o tratamento de indicação para estes casos. As pessoas que possuem problemas periodontais devem fazer o controle de placa de acordo com o intervalo determinado pelo dentista ou periodontista. Existem casos onde o paciente precisa fazer controle quase todos os meses.
4- Não existe tratamento periodontal individual dos dentes. O tratamento é da boca toda, pois as bactérias estão presentes na boca e não em um dente só. Se tratássemos um dente, logo surgiria o problema em outro local.
Para saber mais sobre higienização da boca com aparelho ortodôntico leia o post: Como escovar e passar o fio dental com aparelho ortodôntico?
Photo Credit:
- Medimage
Fonte:
- Acharya S, Goyal A, Utreja AK, Mohanty U. Effect of three different motivational techniques on oral hygiene and gingival health of patients undergoing multibracketed orthodontics. Angle Orthod. 2011 Sep;81(5):884-8. Epub 2011 May 25.
- Mati? S, Ivanovi? M, Nikoli? P. Evaluation of a prevention programme efficiency for patients with fixed orthodontic appliances. Vojnosanit Pregl. 2011 Mar;68(3):214-9.
Nenhum comentário:
Postar um comentário