Sim. Não há contra indicação específica quanto à idade. A partir dos 14 anos já é possível fazer.
2. Durante o clareamento o que devo e não devo fazer?
Devo fazer:
a) Seguir as orientações do dentista
b) Observar diariamente os dentes no espelho monitorando o progresso de clareamento
c) Comparecer às consultas de retorno durante o tratamento
Não devo fazer:
a) Fumar durante o tratamento
b)Tomar café ou chá em excesso
c) Escovar os dentes logo após retirar os dispositivos
d) Tomar refrigerante tipo coca ou vinho tinto
3. O dente clareado fica enfraquecido?
Não, o clareamento não afeta a estrutura dental. Pode ter um pouco de sensibilidade que com o uso de cremes dentais específicos e flúor é resolvida.
4. Dicas gerais para um hálito saudável?
Visite seu dentista regularmente
Realize uma boa higiene bucal, incluindo a limpeza da língua
Bochechos com antissépticos ajudam a combater o mau – hálito
Beba água regularmente
Tenha uma dieta balanceada, incluindo alimentos fibrosos
Faça pequenas refeições a cada
Evite o consumo excessivo de alimentos com odor excessivo como alho, cebola, café, gorduras, frituras, bebidas alcoólicas e cigarro.
Persistindo o mau hálito procure um dentista para descobrir a causa da sua halitose, por meio de um exame clínico
Atenção! Goma de mascar e balas são artifícios passageiros que mascaram o problema. São um auxilio passageiro.
5. Como minimizar a sensibilidade dos dentes?
Priorize o uso de escovas com cerdas macias e pontas arredondadas;
• Ao escovar o dente, faça-o com movimento circular e suave (nunca horizontal e forte);
• Prefira cremes dentais específicos para controlar a sensibilidade;
• Evite soluções caseiras à base de bicarbonato de sódio;
• Evite tratamentos clareadores sem indicação médica;
• Consulte seu dentista sobre os benefícios da aplicação de flúor em gel no consultório, principalmente nas fases de dor aguda. E faça bochechos com flúor em casa depois de cada escovação;
Sucos de laranja, limão, abacaxi ou qualquer outra fruta ácida devem ser evitados;
• Evite o uso do vinagre ao temperar saladas, pelo alto grau de acidez;
• Tenha boa higiene bucal, escovando os dentes pelo menos duas vezes ao dia, e ainda, visite seu dentista regularmente.
6. Quando fazer a primeira visita ao dentista?
A idade ideal para a primeira visita ao dentista é com aproximadamente 3 anos de idade, quando poderá ser feita a primeira aplicação de flúor gel e começará a se familiarizar com o consultório dentário.
7. Chupeta, pode ou não?
Quanto ao uso de chupeta, se precisar usá-la, deve ser ortodôntica e usada no máximo até 3 anos de idade, quando a criança se encontra ainda em fase oral. Se a criança chupar o dedo, a situação é mais delicada, pois, além da deformação das arcadas, pode ocasionar má posição de língua, provocando problemas na fala e dificuldade para engolir. Se esse hábito persistir é conveniente procurar a ajuda psicológica, pois, normalmente, está relacionado à insegurança emocional. Às vezes, torna-se necessário associar esse tratamento a um acompanhamento com fonoaudiólogo.
8. Como prevenir? Dentes saudáveis sempre!
Dê preferência a carnes, queijo, leite, cereais, frutas e verduras. Evite alimentos que aumentam o risco de cárie (cariogênicos), carboidratos conhecidos como açúcares. Exemplos: refrigerantes, chicletes, balas, melado, pudins, mel, sorvetes, chocolates e outros. Se comer algum desses alimentos, procure escovar os dentes logo em seguida. Evite dar comida para a criança na mesma colher que você ou outra pessoa esteja usando, evite beijá-la na boca, pois estes procedimentos podem ser formas de contágio da cárie e outras doenças. A cárie é uma doença infectocontagiosa e, portanto transmissível. Escove os dentes da criança desde o aparecimento do primeiro dente na arcada e após cada refeição. Faça opção por escovas de cerdas macias, para não machucar a gengiva, e cabeça pequena para chegar a todos os lados dos dentes. Troque as escovas no máximo de dois em dois meses, quando as cerdas já estão desgastadas. Use sempre creme dental com flúor e menos abrasivos (com poucos grânulos), para não desgastar o esmalte dos dentes. Visite seu dentista periodicamente (de seis meses a um ano), ele irá determinar o espaço de tempo necessário entre as consultas de revisão. Só o dentista é capaz de detectar lesões nos dentes e gengiva e avaliar as condições de sua saúde bucal. É importante nessa ocasião fazer limpeza dos dentes e aplicação de flúor gel.
9. Se os dentes de leite são temporários, por que é importante tratá-los?
A presença dos dentes de leite é muito importante porque prepara o caminho (guia) para a erupção dos dentes permanentes, mantendo em equilíbrio harmônico o crescimento das estruturas da face (dentes, ossos e músculos); proporciona uma mastigação e deglutição adequadas dos alimentos e consequente digestão. Um dente de leite comprometido seriamente por um processo de cárie poderá levar a uma infecção, acarretando a má formação do dente permanente. Além disso, quando deparamos com crianças esteticamente comprometidas, percebemos que ocorrem nelas uma dificuldade de comunicação e integração social.
10. O flúor faz mal à saúde?
Não. O flúor é benéfico, pois reduz a cárie dentária, um grande problema de saúde que afeta mais de 95% da população. Porém, deve ser ingerido na dosagem correta, para haver a prevenção sem efeitos colaterais.
Ele deve estar presente na saliva e, consequentemente, banhando os dentes, interferindo nos microrganismos produtores da cárie e alterando os cristais do esmalte, tornando-os mais resistentes ao ataque da cárie.
11 - O que provoca sensibilidade dentária?
O desgaste do esmalte ou a retração da gengiva deixam exposta uma camada chamada dentina. Ali existem pequenos túneis, os túbulos dentinários, que se prolongam até a polpa do dente (onde ficam os vasos e os nervos). Abertos esses tubos levam estímulos externos diretamente aos nervos, que reagem provocando dor.
12 - Como acabar com a sensibilidade dos dentes?
Primeiro, efetuando uma escovação corretamente (solicitar orientação de um dentista). E depois com uma escova de cerdas macias e um creme dental à base de carbonato de cálcio, que irá vedar os túbulos dentinários. Assim, impede-se que o frio, o calor e a acidez ocasionem uma pressão nas terminações nervosas no interior do dente. Se de tudo não diminuir a sensibilidade o dentista pode fazer aplicações de laser e ou aplicações de cosméticos para fechar os túbulos dentinários.
13 - A amamentação no peito é melhor do que a mamadeira na prevenção de cáries na infância?
R: Muitos especialistas recomendam amamentar no peito em vez de utilizar mamadeiras, para a saúde geral da sua criança. Porém, amamentar no peito pode levar a formação de cáries na infância da mesma forma que a amamentação por mamadeira.
Para prevenir as primeiras cáries:
- Após a amamentação mesmo que a criança ainda não tenha dentes, tem que limpar a boquinha com uma gaze umedecida e ou dedeiras próprias para bebês. Apos a erupção dos primeiros dentinhos já se pode começar a escovar o dente da criança com as pastas recomendadas pelo cirurgião dentista.
14 - Tudo bem se meu bebê usar a chupeta?
R: Sim, mas não a coloque em açúcar, mel, ou líquidos adoçados. Além disso: Tente fazer com que sua criança abandone o hábito da chupeta até a idade de 2 anos de idade. E lembre-se de que usar chupeta e chupar o polegar não faz nenhuma diferença para a saúde da criança, uma chupeta pode ser uma escolha melhor, porque pode ser mais fácil parar com o hábito da chupeta , do que o de chupar o polegar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário