sexta-feira, 20 de abril de 2012

Aparelho odontológico para crianças

Ricardo Ferré
Especialidade da odontologia permite correção precoce dos dentes

Quando a criança precisa corrigir algum problema com os dentes, os odontologistas não costumam aconselhar o uso de aparelhos antes dos 11, 12 anos. É que até essa idade as raízes dos dentes não estão totalmente desenvolvidas e há risco de sofrerem alterações com a interferência de aparelhos que se fixam nos dentes. Mas aparelhos que utilizam o céu da boca e as gengivas como apoio não oferecem esse problema e podem ser usados em crianças que ainda têm dentes de leite. Essa é a vantagem da ortopedia funcional, técnica da odontologia que ganhou recentemente o título de especialidade no Conselho Federal de Odontologia.
Na ortopedia funcional os aparelhos corrigem problemas como mordida cruzada ou dentes encavalados, causados por arcada dentária ou mandíbulas fora do lugar. A técnica pode ser usada em crianças pequenas porque modifica a estrutura da boca, diferente dos aparelhos empregados na ortodontia, que modificam a posição dos dentes. "Quando a arcada é pequena e os dentes se sobrepõem, por exemplo, aumentamos essa arcada com a ajuda de aparelhos, em vez de recorrer a soluções como extrair os dentes", explica o cirurgião dentista Agnaldo Santos Bastos, especialista em ortopedia funcional.

Sem traumas
A paulista Célia Tahan descobriu a ortopedia funcional há poucos anos, quando notou que os dentes do filho Carlos Alberto estavam nascendo para fora. "Ele estava com 8 anos e parecia um coelhinho dentuço", conta Célia. Ela procurou o dentista, mas teria de esperar o garoto completar 12 anos para iniciar a correção com aparelhos. "Comentei o caso com algumas pessoas e soube da ortopedia funcional. Meu filho começou o tratamento no mesmo mês e, em menos de um ano, seus dentes estavam normais", comemora a mãe. A alternativa resolveu outro problema. Célia estava preocupada com as possíveis gozações que o filho teria de agüentar dos amigos se, com o tempo, os dentes piorassem mais. "Também fiquei muito aliviada com isso", diz.
O tratamento com a ortopedia é semelhante ao da ortodontia. Muitos profissionais associam as duas técnicas para trabalhar. Os aparelhos móveis, feitos de acrílico e metal, devem ser retirados apenas para comer e escovar os dentes. Quanto mais a criança usar, mais rápida será a correção. A cada 15 dias — ou em um período a combinar com o dentista — a criança deve ir ao consultório para fazer ajustes.

Seu filho precisa usar aparelho?
Mostre a ele que arrumar os dentes é uma questão de saúde e de boa aparência. Previne problemas que podem até resultar em cirurgias mais tarde,
e todo mundo gosta de ter um sorriso lindo.
Explique que atos simples, como mastigar, podem ficar mais complicados se a boca não estiver em ordem.
Não force a criança a usar o aparelho toda hora. O risco é ela fazer o contrário só para chamar a atenção.
Cobre do dentista atitudes para incentivar seu filho a usar o aparelho a maior parte do tempo.

2 comentários: