quarta-feira, 25 de abril de 2012

Hanako 2, uma paciente robótica para que dentistas possam praticar suas habilidades


Robôs já existem por muito tempo e eles surgiram por causa da necessidade que a sociedade tinha de ser ajudada em determinadas áreas. Como a área da saúde é e sempre foi muito importante, resolveram criar um robô para ajudar os dentistas, a Hanako 2.
Esse robô simula um paciente na vida real para fazer com que dentistas ou estudantes de odontologia possam praticar suas habilidades sem ter a necessidade de interagir com um ser humano. É óbvio que ele não possui uma mecânica idêntica ao do ser humano, mas o seu propósito é excelente e com certeza vai ajudar muitos estudantes.
Hanako 2 (Foto: Divulgação)Hanako 2 (Foto: Divulgação)
Dentro de alguns limites, a Hanako 2 se comporta como um paciente humano em vários aspectos. Por exemplo, ele cansa se ficar muito tempo com a boca aberta e ainda por cima espirra e pisca. A Hanako 2 ainda pode armazenar e analisar o desempenho de cada aluno e dar o feedback no final. Além de tudo isso, o robô também tem reconhecimento de voz, para que seja possível simular uma conversa com o dentista.
Esse projeto foi inicialmente desenvolvido por estudantes da Universidade de Showa 10 anos atrás, mas ele não era tão realista quanto o Hanako 2. Hoje em dia a Universidade não é mais responsável pelo projeto, o atual fabricante do Hanako 2 participa do mercado de bonecos que tentam ser o mais realista possível, por isso esse robô tem a pele feita de PVC com silicone dando um toque mais realista.
Confira o vídeo abaixo para ver Hanako 2 em funcionamento:

Hanako 2 vai ser vendido ainda esse ano pela Yoshida Dental Manufacturing no Japão, mas o preço ainda não foi revelado.
Via: Ubergizmo


Nenhum comentário:

Postar um comentário