quarta-feira, 4 de abril de 2012

O que é cárie ?

Saúde Bucal O que é cárie?
Fonte: Dra. Cristiane Müller Del FiolCirurgiã Dentista
Dente normalCárie no esmalteCárie na dentinaCárie na polpaCárie avançada
Como se forma a cárie?
As bactérias encontradas normalmente em nossa boca transformam restos de alimentos grudados nos dentes em ácidos. Estes ácidos, formados por um processo de fermentação, atacam o esmalte do dente (a parte branca) corroendo-o e provocando a cárie e a inflamação da gengiva.
Quais os sintomas?
Logo no início a cárie não causa dor porque só atinge o esmalte, que é a camada mais dura e menos sensível do dente. Se não contida, a cárie avança em direção à dentina, camada mais profunda e sensível à dor. Em seguida, avança até a região do nervo do dente, causando inflamação do mesmo (pulpite) e muita dor. O que já era ruim pode ficar pior se não for feito tratamento adequado: podem surgir abscessos dentários (bolsas de pus) e lesões ósseas.Como evitar a cárie?
Escove religiosamente os dentes usando pastas dentais com flúor após as refeições;
Escove os dentes com a técnica correta, que além de limpar os dentes, massageia a gengiva. Assim você terá dentes e gengivas saudáveis;
Use fio dental após as refeições e principalmente antes de dormir. O fio dental remove os restos de comida e a placa bacteriana nos locais que a escova não alcança;
Evite o consumo freqüente de bebidas ou alimentos açucarados, principalmente aqueles que grudam nos dentes. Se o consumo excessivo de açúcar não pode ser evitado, procure fazê-lo logo após as refeições, escovando os dentes logo em seguida.
Coma alimentos ricos em fibras, como cenoura, maçã, pepino, rabanete, salsão e verduras em geral. Eles são considerados "detergentes" naturais pois estimulam mais a salivação contribuindo para a diminuição da acidez da boca.
Vá ao dentista pelo menos 1 vez ao ano. Ele poderá detectar inícios de cáries e dar orientações quanto a técnicas de escovação, uso de flúor, etc.

Publicado em 1997



Saúde Total © 1997~2005. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Intec

Nenhum comentário:

Postar um comentário