segunda-feira, 23 de abril de 2012

Borrachinha Toda Junta! Posso Colocar Doutor???

borrachinha de aparelho 4

Quando os pacienteens já estão tratando a algum tempo no consultório, é inevitável eles começarem a namorar o suporte de elásticos em cima da bancada. E a pergunta fatídica é inevitável: Doutor, quando vou colocar os elásticos mega blaster super coloridos igual aos da minha amiga?

Para responder a esta pergunta tenho que responder por partes:

Estes elásticos da foto, são os elásticos em corrente e tem função específica, isto é, nem todos os pacientes vão poder utilizá-lo. :P

borrachinha de aparelho 5

Como você pode perceber ele não é como as ligaduras elásticas, aquelas que expliquei no post “Borrachinha de Aparelho: Onde Possso Comprar?”, elas estão juntinhas como se fosse uma corrente mesmo! Estão assim unidas por um motivo muito mais do que somente o estético. Tem a função de unir dentes separados, girar dentes, fechar diastemas incisivos (famoso dente do Bob Esponja), fechar espaços de dentes perdidos, extraídos e até puxar os dentes caninos (dente de vampiro).

Portanto, se você não se encaixa em nehum destes casos, não vai ter a chance de usar um destes!

Veja um vídeo de uma simulação da função dos elásticos em corrente:

É muito importante saber que o vídeo é somente uma simulação de um modelo virtual, na verdade a velocidade de fechamento de espaços não levam os três segundos como mostrados no vídeo! :P

Fonte:

  • Loriato LB, Machado AW, Pacheco W. Considerações clínicas e biomecânicas de elásticos em Ortodontia. R Clin Ortodon Dental Press, Maringá, v. 5, n. 1 – fev./mar. 2006.

2 comentários:

  1. Coloquei este tipo de liga somente nos dois dentes da frente,e não estou nem conseguindo tocar nele(muito menos comer comidas rígidas) de tanta dor...e normal?

    ResponderExcluir
  2. Sim. Botei na parte superior toda e nos cantinhos da inferior. A superior eu nem sinto, ja a inferior... um inferno.

    ResponderExcluir