segunda-feira, 23 de abril de 2012

Borrachinhas De Aparelho Que Parecem Baba! Pra Que Servem???

borrachinha de aparelho 3

Tratamentos com as “borrachinhas de aparelho” ou elásticos ortodônticos são necessários em muitos dos procedimentos durante o tratamento ortodôntico. E o sucesso do tratamento nestes casos depende muito da cooperação do paciente no uso destes elásticos ao contrário do que alguns acreditam.

Vou mostrar para você as 5 maiores dúvidas dos elásticos ortodônticos ou “borrachinhas de aparelho”:

borrachinhas aparelho

1- Por que as borrachinhas de aparelho se parecem com baba de saliva?

Os elásticos são feitos de látex de borracha natural e tem a cor parda meio amarelada, por isso dão esta impressão. Porém hoje em dia estão sendo fabricados elásticos com material sintético e alguns ficam mais branquinhos ou transparentes dependendo do fabricante.

2- Meu amigo usou a borrachinha usou e disse que dói demais! É verdade?

Não. Não é verdade. As pessoas tendem a exagerar os sintomas mais para chamar a atenção. existe um certo desconforto nos primeiros dias de utilização. Geralmente, nos 2 ou 3 primeiros dias até se adaptar por completo. Se houver desconforto por muito mais tempo, você deve ir ao seu ortodontista verificar se você está usando o elástico da maneira correta.

3- Quais são os elásticos mais usados no tratamento ortodôntico?

Responsáveis por movimentar um grupo de dentes, após cirurgias buco maxilo faciais ou modificações no engrenamento da mandíbula e maxila. São as famosas borrachinhas que parecem baba!

Com o objetivo de “puxar” a maxila pouco desenvolvida, o uso do elástico é necessário para fixar a máscara facial aos dentes. A máscara facial é diferente do Arco Extra Bucal conhecido como freio de cavalo assunto já abordado no post "Aparelho Freio de Cavalo não! Arco Extra Bucal!”. Existem outros milhares de dispositivos que necessitam do elástico para ativação, mas não é objetivo do post mostrar todos, somente os mais utilizados.

borrachinhas aparelho24- Quanto tempo vou utilizar durante o tratamento?

Esta realmente é uma pergunta complicada, pois depende do problema a ser resolvido durante a movimentação do elástico. Somente seu ortodontista poderá determinar o tempo de uso. De uma coisa tenha certeza quanto mais disciplinado e cooperar com o tratamento mais rápido obterá o resultado a ser alcançado. As “borrachinha” dentro do saquinho não resolvem o problema dos seus dentes, portanto use e abuse!

5- Não existe outra alternativa além da borrachinha?

Acredite, nós ortodontistas sabemos o quanto é incômodo o uso destes elásticos. Todas as pesquisas de materiais e técnicas caminham para o maior conforto e comodidade do paciente, mas as vezes precisamos dos elásticos para resolver determinados problemas como você viu acima! ;)

Fonte:

  • Egolf RJ, BeGole EA, Upshaw HS. Factors associated with orthodontic patient compliance with intraoral elastic and headgear wear. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1990 Apr;97(4):336-48.
  • Allievi C, Arbisi A, Amalto G. Elastic traction in orthodontics and clinical implications. Minerva Ortognatod. 1990 Apr-Jun;8(2):97-101.
  • Liu CC, Wataha JC, Craig RG. The effect of repeated stretching on the force decay and compliance of vulcanized cis-polyisoprene orthodontic elastics. Dent Mater. 1993 Jan;9(1):37-40.

Nenhum comentário:

Postar um comentário