quinta-feira, 12 de abril de 2012

Dados Estatísticos do Medo

Aula

O problema é tão sério que em algumas universidades, a assunto já é matéria dada em sala de aula, para que o profissional identificando a sensação de medo, através de sinais corporais, ou dita verbalmente pela pessoa que está tratando os dentes, possa auxiliar seu cliente a fazer o tratamento de uma forma tranquila para ambos.

Tratamento Psicológico

O medo de ir ao dentista é uma preocupação para os profissionais da área, já que esse receio pode fazer com que, a pessoa desenvolva ou agrave problemas bucais mais graves. De acordo com especialistas, alguns indivíduos só conseguem fazer um tratamento dentário sob efeito de drogas tranquilizantes, sendo chamados de odontofóbicos, pelo medo exarcebado e incontrolável, sendo recomendado nesses casos, o tratamento psicoterápico.

Medo

Essa terapêutica é recomendada, quando o medo provoca muito sofrimento na pessoa, fazendo com que ela não faça o tratamento, por não conseguir superar sozinha esse sentimento. Normalmente, a terapia é breve e focada no problema, com poucas sessões, onde o paciente se conscientiza que não há perigo e que a dor que imagina sentir é perfeitamente suportável, controlando sua ansiedade.

Outros Métodos Utilizados

Outros métodos podem também ser usados para reduzir a ansiedade das pessoas ao irem ao dentista, dentre alguns: Acupuntura com imãs, feita para acalmar, com resultados satisfatórios, inclusive na anestesia; Massagem, com cadeira vibratória, regulada por controle remoto; Óculos 3D, com transmissão de shows ou filmes que o paciente escolhe, para se distrair; A Hipnose, que é um recurso que traz melhor benefício do que a sedação tradicional, pois funciona com a redução da salivação,diminuição do sangramento e melhora da cicatrização.

Técnicas

O uso dessa técnica deixa a pessoa consciente, havendo a sugestão de que não há sensação de dor, no entanto, para utilizá-la é necessário que o profissional esteja habilitado para tal; E a Tecnologia avançada com o laser que substitui o antigo motor, que tem o barulho associado a dor, porém que não está disponível em todos os consultórios pelo alto custo, sendo usado somente em pacientes que podem pagar por esse luxo e sofisticação.

Como a grande maioria da população não tem condições de acessar esses métodos, acabam se afastando dos consultórios, por não conseguirem vencer seus medos.

Sugestões para Manter a Calma

Especialistas sugerem algumas atitudes que podem deixar a pessoa mais calma na hora do tratamento dentário, por exemplo: O cliente deve tentar conversar com o dentista e falar sobre seu receio,pedindo que ele explique que procedimento que vai utilizar; combinar um modo de sinalizar para o profissional,no caso de sentir dor; E procurar sempre um dentista recomendado ou de confiança.

Fonte: Salete Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário