segunda-feira, 16 de abril de 2012

A Gengiva

“Carninha” para uns, “Gengiba” para outros, a gengiva é um tecido nobre do corpo humano, parte do periodonto de proteção. Serve para proteger o osso que sustenta os dentes. Sem ela, o osso ficaria exposto a todos os patógenos da nossa boca. Ela ainda protege os dentes. Quando ela retrai, a raiz do dente fica de fora e em alguns casos ficamos com a sensibilidade dentinária.

A gengiva também serve como delineadora do sorriso. O que nós dentistas chamamos de “margem gengival” é um dos fatores que determinam se o sorriso será harmônico ou não. A boca e o sorriso devem ter harmonia e não simetria (essa frase me foi dita pelo Professor Dirceu Vieira, em uma palestra). A gengiva ainda é lar de milhões de micro-organismos bons e ruins, que devem ser desorganizados todos os dias pelas cerdas da escova de dentes e pelo fio dental. Eu disse TODOS OS DIAS!

A gengiva pode ser “gordinha” ou hiperplásica, grande, fina, pequena, escura, rosinha, comprida, feia, bonita, inflamada, vermelha, retraída, ressecada, enxertada e etc… Os dentistas aprendem na faculdade que a gengiva saudável deve ter cor rosa pálido, aspecto de casca de laranja e ela não pode sangrar na hora da sondagem.

Já ouvi muita gente dizer: “Claro que minha gengiva sangra quando vou ao dentista, ele enfia aquela pontinha lá, entre o dente e o gengiva e machuca”. Nós chamamos isso de sondagem e a sonda tem ponta arredondada(!). Sério. Quem tiver curiosidade, peça para seu dentista mostrar. Portanto, não fura. Apenas mede a distância do dente até o osso. E para quê???

Um caso famoso de Correção do Sorriso Gengival

Ah, meus amigos, isso é uma das coisas mais fascinantes da Periodontia (estudo dos tecidos ao redor do dente – incluindo a gengiva), na minha singela opinião. Para resumir bastante (dentistas, por favor, estou falando com o público em geral nesta postagem), alguns estudos mediram essa distância e chegaram em uma média clínica de 2 mm. Quer dizer que em todos seres humanos, existe uma média de medida, de um espaço que deve ser respeitado para que a gengiva se acomode e não fique inflamada. O nome disso: Espaço Biológico. Eita, e para quê serve isso??? Esse espaço deve ser respeitado (entenda-se: não pode ser invadido) quando os dentistas fazem uma prótese, ou uma restauração. Quanto detalhe!

Um dos casos mais famosos de Correção do Sorriso Gengival

Tem gente que tem a gengiva escura. Principalmente afro-descendentes. Isso faz parte da biologia, pessoal. Os melanócitos estão aumentados nas gengivas dessas pessoas assim como estão em maior número por toda a pele. Para as pessoas que se incomodam com essa cor escura da gengiva, isso tem tratamento. Os melanócitos ficam na camada mais externa da gengiva. Aqui pode-se realizar um “peeling gengival” ou o que chamamos de “melanoplastia” – algo como uma raspagem do tecido mais superficial da gengiva. Isso remove toda aquele escurecido da gengiva. O único problema é que pode haver recidiva em certos casos. É … não dá pra brigar com a biologia e ganhar sempre.

E o “Gengisvaldo”? É! Gengisvaldo é o apelido daquele cara que mostra muito a gengiva quando ele sorri. Poxa, sacanagem com o Gengisvaldo! Alguns falariam que é muita goiabada para pouco queijo, mas nós, dentistas, chamamos isso de Sorriso Gengival. Nada de “bullying”, hein, pessoal. Tem gente que vive bem com o Sorriso Gengival e tem gente que se incomoda. Quem se incomoda, pode procurar um dentista, que muitas vezes ele tem solução – com cirurgia ou ainda com uso de Botox.

Murphy Gengivas Sangrentas

Quem lembra de “Murphy, Gengivas Sangrentas”? Personagem dos Simpsons, músico, ídolo de Lisa de Simpson. Apenas um esterótipo dos músicos de Jazz dos anos 90 e sua parca higiene bucal. E olha que ele tocava saxofone, isto é, trabalhava com a boca e não cuidava dela! Outro personagem que não tem gengiva no nome (não! não é o Gengis Khan), mas mostra muito dela para a gente é o “Nemesis” do jogo e do filme Resident Evil. Fruto de uma experiência com um vírus maluco, ele ficou com essa cara toda arreganhada e com as gengivas de fora.

Nemesis

Para finalizar, um conselho: cuide da sua gengiva. Não massageando com pedaços de borracha de escovas mirabolantes como algumas propagandas de escova de dentes dizem. Massagem se faz nos pés e nas costas. Apenas escove (com escovas de cerdas macias) no sentido contrário àquele que pode causar retração gengival – em cima: de cima para baixo e em baixo, de baixo para cima. Uma das maiores causas de retração gengival é a escovação traumática, isto é, com força. A gengiva é que nem a música do “Bom xibom, xibom, bombom”a de cima sobe e a de baixo desce.

Fontes das Imagens: Google. Elas estão todas coladas com as URLs originais de seus sites de origem.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário